Exercícios minimizam problemas de postura

MOVIMENTE-SE. Exercícios de ginática laboral ajudam a evitar problemas causados por má postura | Luísa Monteiro

Horas na frente do computador podem, a longo prazo, fazer mal à saúde se você não se sentar corretamente.

Exercícios podem ajudar a reduzir problemas de coluna, ombros e quadril, além de músculos, ligamentos e articulações, todos gerados pela má postura.

“Músculos encurtam, a coluna fica sobrecarregada, principalmente a lombar, e isso dificulta o retorno venoso [taxa de sangue que volta ao coração]”, diz a educadora física Tábata Viana.

Ela também alerta para consequências mais graves. “Um vício postural acarreta no desvio permanente de algumas estruturas.”

Muitas profissões exigem que fiquemos sentados por um longo período de tempo. É o caso da jornalista Jéssica Oliveira, 21, que passa até oito horas por dia sentada.

“Sinto dor no pescoço e no meio das costas. Tento sentar corretamente, mas raramente consigo”, revela.

Para minimizar os prejuízos, alongamento e atividade física são fundamentais, segundo especialistas.

É recomendado se movimentar a cada duas horas, “fazer movimentos aleatórios, mudar de postura ou realizar exercícios específicos, como ginástica laboral”, indica Tábata.


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ALONGAMENTO
Muito tempo na frente do computador pode causar dores no pescoço, por causa de músculos tensionados. Por isso é recomendado se alongar duas ou três vezes ao dia. Dá para fazer sem sair da cadeira.

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APOIO
Não deixe seus pés ‘balançando’ na cadeira: use um apoio. Uma simples caixa de sapato pode te ajudar bastante. Procure posicionar  o suporte à frente da linha dos  joelhos, para facilitar o retorno venoso.

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